Remodelações Ministeriais

Posted by Filipe Ribeiro | | Posted on 20:39

Quando existem situações insustentáveis no que toca à imagem pessoal de qualquer membro de um governo, julgo que devem ser tomadas medidas. A imagem de um executivo depende directamente da imagem dos seus "dirigentes" e isso parece-me indubitável.

Julgo que a imagem do ministro da Saúde estava, sem sombra de dúvidas, desgastada. Correia de Campos apresentava-se como um ministro cansado, perdido e, muitas vezes, descredível. Uma pasta como a saúde deve ter como Commander in Chiefum líder popular, com uma imagem credível e que inspire confiança aos Portugueses. Deve ser um ministro com uma excelente capacidade de comunicação com as populações, com especial relevo no que concerne à explicitação de medidas e legislação polémica.

Penso ser evidente que seria efectivamente insustentável a permanência de Correia de Campos no comando da pasta da Saúde deste governo, na medida em que já não preenchia os requisitos a que o seu cargo o obriga.

No que toca à ministra da Cultura, não me parecem claras as razões da sua saída. Não esquecendo a polémica entre a referida ministra e a ex-directora do Museu Nacional de Arte Antiga, não me parece que seja uma saída de extrema urgência, nem simplesmente necessária.

Na minha opinião, penso que o trabalho da ministra da cultura até foi razoável, e julgo que a polémica supracitada já havia sido ultrapassada muito antes desta remodelação.

Seria muito mais importante uma remodelação no ministério da Educação que no ministério da cultura. Os níveis de impopularidade da ministra da Educação, nomeadamente junto dos docentes, são alarmantes. Uma remodelação neste ministério poderia ser a solução para apaziguar as relações entre professores e ministério, tão essenciais para a qualidade do trabalho de ambos.

Comments (3)

Não posso deixar de concordar com sua exelencia, é claramente obvio. Todas estas trocas e baldrocas não aquecem, nem arrefecem. É urgente haver uma alteração no governo (ministra da educação) que está a ser esquecida…mas há algo que não estamos a ter em conta, as pessoas não são perfeitas. Com esta ultima parte da minha frase, quero dizer que este governo têm feito umas coisinhas bonitinhas (que bonitoooooooooooo) e até bastante uteis para os cidadãos deste país (?), então estava na altura de fazer algo de errado, se não como é que nas próximas eleições nós iriamos escolher outro candidato? Sim, porque isto de se manter a mesma pessoa no poder durantes vários mandatos, já é coisa do passado; até porque não podem ser sempre os mesmos a meter ao bolço, há que ir rodando por todos! ;)
Bjs****

PS: Londres :D

Em relação à saída do ministro da Saúde, finalmente. Realmente o senhor não tem capacidade para arcar com uma pasta tão importante como a saúde dos portugueses. Resta saber se a sua substituta fará um trabalho melhor, mas não deposito esperança nenhuma, é o chamado vira o disco e toca o mesmo.
Com a ministra da cultura, não estou informado sobre isso, pelo que não vou comentar, correndo o risco de mandar alguma bacorada.
Onde faz mesmo falta uma valente reforma é na Ministra da Educação. Eu até tenho boa fé e que todas as medidas que a senhora tomou sejam de boa vontade numa tentativa de melhorar a situação. Mas se não está a resultar, as pessoas estão insatisfeitas, será que a senhora ministra não devia repensar a sua política em vez de a continuar?

Bem eu ate podia começar aqui com um testamento mas a verdade é que muitas vezes os meus escassos conhecimentos sobre política me podem levar a dar calinadas muito grandes. Logo, resumo este comment para dizer que o blog está…vá, fofinho. E que, como prometido, comentei!