Natal.... Está Quase!

Posted by Filipe Ribeiro | | Posted on 00:06

Penso que é unânime a todos as tradições pesqueiras da nossa cidade, não as renego, sou barreirense e a pesca faz parte da nossa cultura. Não considero, de modo algum, os pescadores pessoas menores, incapazes, socialmente desprezáveis, nem outras atrocidades. Orgulho-me em ser Barreirense, no sentido lato da palavra, com todas as suas tradições, culturas e profissões.


Tudo isto, e num post que nada tem a ver com pesca, serve para clarificar que a posição que tomarei de seguida a nada se deve a um tipo de argumentos ad hominem que se possam, na eventualidade, levantar.


Assim, parece-me no mínimo estranho e, igualmente pouco natalício, que os enfeites de natal da nossa cidade, não passem de redes de pesca. Sim pois, por muito que de noite as redes pesqueiras ganhem vida com a iluminação ligada, não me parece que correspondam jamais, ao espírito natalício porque durante o dia dá ideia que estamos no fundo do mar a olhar para as redes que nos querem apanhar.


Compreendo a intenção e, como se costuma dizer, isso é que conta... mas parece-me que o executivo camarário poderia esmerar-se um pouco mais no que toca às iluminações de natal. E não falemos em dinheiro, porque na santa terrinha da minha avó, a modestíssima Vila Azedo, que de vila só de nome, não passando de uma aldeia perdida no meio do Alentejo, consegue embelezar melhor os 100 m da rua junto ao café central do que o edil uma cidade inteira.


Não custa muito ter bom gosto... há coisas bonitas e baratas... sim, porque quando se critica algo, o argumento deste executivo PCP é sempre os gastos financeiros que tal situação poderia provocar.


Só peço mas bom gosto para o próximo ano... porque cada vez se torna mais evidente o esquecimento da câmara face às tradições da cidade, porque fora ironias, as redes são tudo menos alusões às tradições pesqueiras!

Filipe Ribeiro

Comments (7)

Vou já começar por discordar. Não, não tenho orgulho em ser barreirense. Aliás, até tenho vergonha quando vêm amigos meus cá à minha terra, nomeadamente de Espanha ou mesmo de outras cidades do nosso país e simplesmente não há nada. A pouca história que o Barreiro tem está mal aproveitada e a deteriorar-se. Temos uma vista previligiadíssima sobre Lisboa, mas quem é que aguenta o ”cheirinho” do Tejo ou a marginal a desmoronar-se? Temos os moinhos a cair de podres.
Se estivéssemos em Espanha, isto era diferente. Provavelmente o Barreiro se isto aqui fosse Espanha, era uma estância balnear de luxo, com uns belos duns resort’s, um parque temático, hotéis e as praia de Alburrica era tipo Benidorm ou Salou. Mas não.

Em relação à decoração de Natal da cidade. Deixem-me rir!! É certo que eu desde que fui a LAS VEGAS, até a decoração em Lisboa a acho uma escuridão, mas a do Barreiro, bate recordes pela negativa. Redes de pesca, é anedota, só pode.
Pior só os enfeites da junta de freguesia, que costumam por na Miguel Bombarda, antes do túnel e na rua brás. Umas pobres arvores de natal, em cada poste, com montes de luzes já fundidas. Mais parecem uma setas a dizer ”vá em frente” do que uma coisa natalícia.

Estava eu la’ em baixo no Barreiro, quando dou por mim a pensar porque raio, os efeitos de natal era redes de pesca.. relmente acho que é uma falta de gosto, e uma falta de respeito pelo povo barreirense, ja’ basta quando queremos ir apanhar um pouco de ar a’ janela, e vem aquele mal cheiro do rio tejo, sinceramente! O natal que é uma ocasião tão especial, por menos que se esmerassem um bocadinho que seja, o barreiro tem muitos defeitos, mas para isso é que existem pessoas para o mudare neste caso devia ser para melhor :S
Outras cidades nacionais, quer internacionais, claro que ha’ muito melhores, q nem se compara.. mas também existe muito pior, por isso ainda nos damos por contentes em ter um cidade assim.
Ps: Como cidadã do Barreiro, acho que devia ser proibido pinipêgos!

sim, de facto.

#

Uma pergunta…quem disse que são redes de pesca! Com isto nao estou a dizer que não são, por acaso ate parecem, agora que falas.te (escreves.te) nisso, mas podem apenas ser uma correnteza de luzes, não?

Poden ser! porque nõa?

Mas efectivamente acho que as luzes estaõ um bocadinho fraquinhas…
Nao me preocupo muito porque eu e o natal nao nos damos muito bem relativamente a ilunimaçoes, prendas, juntar as familias e essas coisas tipicamente correiqueiras, sociais, e sem sentimento! Para mim o natal sao intensões e acções…nao é convivio socialmente imposto!

Bjokas fofas*

PS1: o meu epistolário?
PS2: Escrevi com um errinho ou outro para ter aquela graça! looooool
PS3: Amanha…FERIADO! Weee! lol passei-me!
#
barbara said

am Outubro 31 2007 @ 19:32

sim sim concordo ctg.. nao ligo muito ao natal mas com os efeites da cidade ainda me faz perder mais o interesse…
no ano em que me mudei pa ca os enfeites ainda tavam fixes mais parece k de ano para ano a camara vem perdendo o bom gosto nao é?

****

Gonçalo, eu nem quis tocar no assunto dos triângulos, para não tornar o post pesaroso de todo!

Satine Ribeiro -> ESTA MATOU ME!

Olha! Os enfeites natalícios devem ser tão bons tão bons tão bons mas tão bons… que eu nem reparei neles… LOOL Devo ter sido a única moradora do Barreiro a não notar nada. Mas como confio no teu bom gosto, até sou capaz de, quando puser a vista em cima daquilo, concordar ctg!

vamos à pesa ribas?..baza…vamos pescar as prendas..pode ser que assim fiquem mais baratas!!…sinceramente..redes de pesca com luzinhas,BOLAS AZUIS…desde quando? desde que me lembro o natal é verde, vermelho e dourado!!..mas o assunto é a pesca..quer dizer as redes penduradas por todo o barreiro!…que péssimo gosto tenho que concordar…mas o que queres de uma cidade que nem intertenimento tem para os jovens!?..sem ser aquela semana de filmes que ouve não há nada…mas já devias estar habituado…ná há nada como a nossa NOVA IORQUE!!xD…
**********