Será de mim?

Posted by Filipe Ribeiro | | Posted on 21:58


Será de mim este sentimento de que a presente geração não tem futuro? Será de mim o sensação de que a cultura passou a ser os jogos de computador? Será de mim esta repúdia pelos Morangos com Açúcar? Será de mim esta tristeza ao constatar que apenas o facilitismo guia a minha geração?

Num difuso grito de desespero tento, exasperadamente, procurar respostas a estas perguntas. Vivemos na geração Morangos com Açúcar... aquela que acredita que a vida é feita de oportunidades que surgem ao acaso, fruto de nenhum trabalho e dedicação. Os jovens da minha geração pensam no mundo como algo que devem aproveitar ao máximo, algo extremamente práctico, contudo apenas vêm e querem desfrutar do seu lado bom. Tudo o que este mundo possa trazer de menos positivo é repudiado de uma maneira exibicionista.

Embora viciado em muitas aspectos da sociedade de consumo em que estamos todos integrados, não consigo deixar de pensar nesta geração com tristeza e mágoa. Sim, sinto-me acima de tudo magoado quando vejo jovens cuja única motivação nas suas vidas são os jogos de computador. Mais uma vez não nego que os "consuma", mas para ocupar tempos de lazer, e não como objectivo primordial.

Muito causado pelas TIC, a resignação dos jovens face ao que os rodeia causa-me estranheza, o que não deixa de ser irónico: na época da informação, os jovens não a querem. Será que os jovens não sentem na pele os problemas? É que parece que nem aquelas situações que os afectam mais directamente lhes causam algum tipo de sentimento. As atitudes passivas em relação a quase tudo são hoje uma realidade desta geração. E sim, a dita série televisiva vem ajudar, para além do corroborar a minha teoria.

A falta de sentido crítico cega os jovens e impede-os de comentar e opinar sobre os mais variados temas, como por exemplo, o que são bons e maus actores. Ficarem agarrados a uma série onde nem a história, nem os actores apresentam um índice aceitável de qualidade... É na minha opinião degradante!

Sinto-me desiludido, e procuro respostas! Por favor (mais do que nunca) façam-nas chegar até mim. Defendam a minha geração, porque eu já perdi essa capacidade... Já se esgotaram todos os argumentos...!

Filipe Ribeiro

Comments (13)

Nem sempre os momentos serão de desalento, esta vida/história é um ciclo - nem sempre será Inverno, logo aparece o Verão da vida.

Beijinho*

E obrigada pela visita.

Tipo e ires para POLITICO?
xD
Gosto da tua maneira de escrever e de por os problemas!
CONTINUA ASSIM!
;D
Beijinho*

eh pa tu e os morangos com açucar…XD

um texto muito fixe mas não taras a exagerar… ta bem ca pessoal k so se preocupa com o computador mas nao sao assim tantos…

mas concordo ctg kando dzs k o pessoal ta cada dia mais comodista com s tudo cai-se do ceu nao se preocupam com o futuro e dpoix olha ja foste…lol

epa ribeiro tou com a ines vai pa politico…mas nao sejas gatuno ta? lol xD

bjx***

Estás lá Ribeiro!
Eu estou contigo, o anti-morangos com adoçante não é só de ti…eu também sou assim!

Sobre a nossa geração…pois, é isso mesmo! Infelizmente é isso mesmo! Mas acho que grande culpa é da educação e acompanhamento (ou falta dele) que os pais dos nossos jovens deram aos seus filhos!

Nós, quem embora tivessesmos os nossos pais trabalhar, sempre tivemos um acompanhamento expectacular no EDDMM.
Mas infelizmente a maioria dos jovens desta sociadade não teve um acompanhamento tão expectacular como o nosso e ficaram “devotos” do computador, do telemovel e da televisão. O facto de passarmos pela adolescencia e “criarmos” idolos que queremos seguir (retirando-os da televisão) faz com que a ficção se misture com a realidade!

Estamos numa geração maioritariamente perdida!

Bjokas fofas da tua Satine Esterisco*

PS: Que ao contrário do que a stora de matemética diz, tu não vais casar com a filipa, mas sim comigo! :P
See you tomorow*

xageras um pouco neste texto, os MCA sao apenas uma ocupaçao de lazer como muitas outras, nao quer dizer que os jovens nao pensem nas suas vidas e se baseiem apenas nas facilidades, nao sabes o que vai dentro da suas cabeças.
Alias eu raramento vejo essa serie, e mesmo que visse todos os dias, isso nao iria prejudicar a minha forma de pensar ou agir.
E claro que pode modificar, nao nego, mas talvez isso se inclua ao publico mais pequeno, sem ideias fixas e com tempo para pensar no seu futuro.
Contudo as TIC sao muito uteis, mas nao quer dizer que a maioria das pessoas queiram trabalhar em frente a um computador porque custa menos. Ha contudo, vontades proprias de ralhar nesse ramo, aí tudo bem.
Não fiques frustrado com tudo isto, pois mesmo que estejas certo em relação a concorrencia de ‘carreiras facilitadas’ e que nao resultem por nao serem a vocação de outros, ha sempre outras oportunidades para tirar um curso que os chame a atençao, voltar a estudar, tudo depende das pessoas.
Uma coisa e certa, sao tudo opinioes.

trabalhar* (l.14)

Anti- MCA e mais nada !

Realmente, aquela coisa já deu o que tinha a dar …

Mesmo a piorar… Minuto a minuto. Bom… Nunca foi grande coisa mas … :/

Quanto ao resto do texto, acho que ‘tás a exagerar uma beka, mas é assim que a gente aprende ! xD

E depois há sempre os anti-sociais! Aqueles que tão no meio de uma festa agarrados ao telemóvel!

WTF ?!

Bom..

Ptt! Abraço ;)

Cumpz !

falar nos morangos com açucar, k desilusao xD

eles sao realmente pessimos actores mas tambem o k eles querem é que as pessoas vejam aquilo, por isso a qualidade dos actores é o menos

devias era ter falado no exemplo dos telemoveis :/

EPAH TOKIO HOTEL P’RA VIDA ! :D LOl

Pronto, que é que hei de dizer. Sim, todos sabemos que mca é uma merda e não tem qualidade nenhuma.. mas quando não se tem nada para fazer e quando se está com uma grande preguiça, que outras soluçoes variadas existem? É uma daquelas coisas que não nos ensina nada, mas ninguem vê os morangos com o objectivo de aprender, penso eu. Veêm sim, por distracção. Quando uma pessoa ta’ cheia de problemas, a melhor maneira de os esquecer.. é ver alguma coisa que nao nos faça pensar muito neles, algo que nos deixe destraídos por algum tempo. Não digo que o remédio seja morangos com açucar sempre que tenhamos algum problema.. até porque se assim fosse, muita gente iria apanhar uma overdose. Mas sei lá, quando nos apetece apagar um bocadinho do mundo real.. é um hipotese. Eu cá.. destraio-me a ouvir tokio hotel :P Lol.. mas acho que não e’ aquilo que mais me faz esquecer os problemas.. a musica traz-nos recordações.. faz-nos pensar.. e não será deveras a melhor soluçao.

Daí achar que mca, ou mesmo outra serie qualquer de entertenimento, nos ajude nesse aspecto.
É obvio que ha pessoas que pensam que mca é muito mais que isso.. e que pelo contrario ensina muita coisa. Eu não penso assim, mas também não penso que ver morangos seja algo trágico. Ha apenas que saber destinguir a nossa vida, de uma vida de ficção.

Comentei, feliz? :F

*

Shiu, fala baixo porque daqui a nada tens as “pitas” e os “damos” (nada contra, atenção! Sou uma moça muito muito muito liberal!!) à perna!

Está a começar algo em alemão na televisão… tenho de ir aprender! Depois não digas que a nossa geração não tem futuro!

Nem sempre os momentos serão de desalento, esta vida/história é um ciclo - nem sempre será Inverno, logo aparece o Verão da vida.

Beijinho*

E obrigada pela visita!

só vive na geracao MCA quem quer. na minha opiniao isso já enjoa. Já se começa a tornar muito repetitivo, a tvi quer fazer dos morangos uma novela tipo new wave. quando nao há ideias copiam-se as dos outros. quanto aos josgos de computador, á pessoas que sao viciadas e outras nao.

Não Ribeiro, não é de ti. Não é de nós… porque quanto mais leio os teus posts, é como se estivesse a ler o novelo de pensamentos platónicos que circulam na minha piquena cabeça de apenas alguns Gigabytes…
A única coisa boa que os meus olhos que a terra há-de comer (se eu não for cremado) conseguem ver nos MCA é a quantidade monstra de Macintosh’s. Não confundamos os Morangos com as novelas da noite, porque nessas ainda consigo descortinar alguma qualidade e bons actores. Não me venham dizer que as novelas do Rui Vilhena são más!
Quanto aos jogos de vídeos, não tenho grande moral para falar disso, se bem que acho que me diferencio da maioria, porque nos jogos que tenho (algum) vicio são lúdicos, os chamados Tycoons. A maioria das pessoas adora tiros, pancada, sangue and so one. (lembrei-me do wrestling que é outra decadência, mas por agora não me vou pronunciar).
Infelizmente vivemos numa sociedade altamente influenciável e sem originalidade.

Nascemos originais, morremos cópias!