Agosto: Romarias, Festas, Férias!

Posted by Filipe Ribeiro | | Posted on 17:51

E parece que após um ano intenso de trabalho chega o tão aguardado momento de férias absolutas. Nós, os estudantes, certamente não podemos reclamar de pouco tempo para o ócio já que três meses é um espaço de tempo relativamente longo. Mas parece que ao longo dos anos as férias vão-se encurtando...!

Provavelmente não é o melhor timing para falar da duração das férias... há que aproveitar cada minuto para que se perpetuem na nossa vida através da memória de umas férias de sonho. Mas regressando ao tema, quando me refiro a férias absolutas refiro-me a passar algum tempo fora de casa, o que habitualmente chamamos "mudar de ares".

E de facto é a essas férias na sua plenitude a que estarei submetido nos próximos quinze dias. por isso, não se espantei pela falta de notícias minhas. Contudo, caso precisem de alguma coisa, não hesitem em me contactar, estarei sempre disponível para os amigos.

Agora, e em jeito de despedida, e já que nos encontramos no tão aguardado mês das romarias, gostaria de deixar uma nota relativa às Festas do Concelho do Barreiro.

Em primeiro lugar gostaria de congratular a organização das festas pelo oportuno e perfeitamente bem escolhido tema das águas. A água é um bem precioso e é fundamental que todos nós o preservemos. Há que fazer a divulgação das pessoas e informá-las dos nossos recursos e as formas que possuem para os poupar. A formação da sociedade civil tem de ser uma das prioridades dos concelhos para o tema.

Contudo o que me espantou foi que, apesar do tema, encontrei poucos motivos alusivos aos nossos recursos hídricos, sendo bastante raros os locais onde se pudessem obter tais informações. Eu sei que se trata de uma festa de um concelho, mas não seria importante, já que a temática foi esta, encontrar-se mais activa na festa? Valeu a intenção.

Outra das situações que achei negativa nesta festa foi, sem dúvidas a localização da MEI (Mostra Empresarial e Institucional) que, notoriamente menos participada em comparação com os outros anos, trocou a sua localização. Ora, este câmbio de terrenos tem tudo menos um efeito benéfico no que toca à adesão do público à mesma, arrisco-me mesmo a afirmar que se trata de um efeito nefasto. Notei uma reduzida afluência do público ao certame que atribuo na sua totalidade à deslocalização.

Outra situação que gostaria de comentar é o facto de o Barreiro estar a atravessar a "crise do século não ter sido impeditivo de ser contratado um cartaz de luxo no panorama musical para actuar nas festas de uma cidade cujas finanças estão "caóticas". A contradição entre as palavras e os actos deste executivo camarário continuam a notar-se. A crise financeira continua a servir apenas de ataque político à oposição. Mas isso será tema de um próximo post.

Assim os deixo,
Saudosamente...

BOAS FÉRIAS!

Filipe Ribeiro

Comments (1)

As férias, um tema que me interessa imenso. Realmente três meses passam a fugir…
As festas do concelho, outro tema que não me caso de falar. Eu passo o ano inteiro à espera das festas. O tema achei super banal e corriqueiro. Nas festas, nada vi alusivo ao tema. Mas este ano, a festa esteve realmente muito boa, principalmente no que toca às diversões. Para quem não sabe, sou mega fan daquelas coisas. A mudança de terrenos foi uma ideia triste, compensada com a alegre surpresa que tive ao ver um iMac na exposição. Andamos a evoluir! Gostava mais da exposição e das tascas na avenida da praia, mas pronto, não foi mau de todo.
Outra coisa do meu profundo desagrado são as casas de banho, mais conhecidas pelas barraquinhas verdes ultra fedorentas. Sim, já era hora de porem umas coisas em condições. Aquilo é nauseabundo!
Em geral, a festa nem foi mázita…Aprovo, contudo, espero melhor para o ano!