A Europa, a União e o Tratado Constitucional

Posted by Filipe Ribeiro | | Posted on 17:59

Num cenário de uma Europa que tenta a todo o custo passar uma imagem renovada, moderna e unida, as questões fracturantes não deixam de surgir. E quando se pensa na causa de discórdia que mais frequentemente surge correlacionada com o cenário Europeu é inevitável que seja referido o Tratado Constitucional Europeu.

Num mundo moderno e em pleno séc. XXI os países devem estar unidos para vencer os novos problemas que a modernidade faz surgir, bem como rever estratégias para combater os velhos problemas que têm vindo a assolar o nosso planeta. Lá diz o ditado que a união faz a força... Agora resta saber se a União está suficientemente unida...

É indubitável o impasse jurídico e político que foi criado por este tratado. Com os vetos de alguns dos países com maior peso diplomático no teatro europeu, chegou-se a pensar que o tratado não passaria de um sonho megalómano. Contudo, e com um trabalho notável por parte da Presidência Alemã, voltou-se a discutir e colocar a hipótese de se consumar o tão badalado documento.

Agora as caravelas parecem remar a bom porto, e a tarefa muda de mãos. Cabe agora a Lisboa continuar o trabalho e negociar diplomaticamente o documento. Será que o nosso estado será capaz de desempenhar tais funções?! Penso que sim... muitos sabem que sou socialista, e como socialista não concordo com algumas medidas deste governo todavia, e em termos de negócios estrangeiros não tenho nenhuma crítica a fazer. Penso que este governo tem tido sempre uma actuação interessante relativamente à política externa, nomeadamente à política Europeia.

Atravessando um período de protagonismo político vários factores favoreceram a vinda da presidência da União Europeia para o nosso país, mais que não seja pela nacionalidade do seu Presidente, o Sr. Dr. José Manuel Durão Barroso.

Se abandonar o país a meio de uma crise económica, financeira e social teve as suas desvantagens, o protagonismo e visibilidade Europeus a que foram submetidos Portugal não é claramente uma delas. (contudo longe de mim concordar com tal situação) Mas a realidade é que, devido a esta conjectura Europeia, cabe à nossa presidência finalizar as negociações que parecem ser últimas e decisivas.

Para mim o tratado Europeu deve ser aplicado com urgência. A que fomentar o clima de união, nomeadamente a nível jurídico para que se consigam vencer os problemas em conjunto. Embora façamos parte desta dita união, penso que cada país vive a sua própria realidade, independentemente do que se passa na Europa... Parece que o único elo de ligação é mesmo a Euribor! Este Tratado iria clarificar constitucionalmente a união que se vive.

Penso que os países, sem perderem as suas tradições e culturas, devem começar a considerar mais os seus cidadãos como sendo Europeus.

Em relação à realização de referendo, penso que seria vantajoso saber a opinião dos portugueses no que toca ao assunto. No mínimo seria uma excelente oportunidade de, juntamente com a sociedade civil, discutir o tema, para que todas as dúvidas sejam discutidas e, ao mesmo tempo, dar mais transparência ao assunto.

Filipe Ribeiro

Comments (3)

Olá Ribeirofsky!

Ora bem…tenho de concordar contigo em alguns aspectos, é verdade! Eles são:

“Contudo, e com um trabalho notável por parte da Presidência Alemã, voltou-se a discutir e colocar a hipótese de se consumar o tão badalado documento.”
E viva a Alemanha! :D
“Em relação à realização de referendo, penso que seria vantajoso saber a opinião dos portugueses no que toca ao assunto.”
Sim, referendos para cima da mesa! Mas eu só peço uma coisa! Por amor a quem quiserem, mas não se ponham a reclamar que a pergunta está mal formulada, que é tendenciosa e outras coisas desse genero…as pessoas não são burras, as pessoas que pensem e escolham! (ok…Portugal é um país com muita gente com os neuronios avariados, mas temos de por as pessoas a pensar!) E outra coisa…vejam lá que raio de data escolhem! Sabem que a população está farta de politica e de votaçoezinhas, não escolham uma altura de férias nem de muita chuva…se não ninguem aparece!
Mas acho que são proveitosos os referendos (quando a populaçao participa, la está)

Mas há outros com os quais discordo! ;P

“…e em termos de negócios estrangeiros não tenho nenhuma crítica a fazer.”
Não tens nenhuma crítica? Só se fores estrangeiro, eu ai também não teria nenhuma crítica, pois Portugal anda a comprar a preços mais caros, coisas que tem aqui! Pior…andamos a comprar o mesmo produto que exportamos! Não estao a ver qual? A cortiça! Somos nós, Portugal, que a produzimos, que a exportamos para os restantes paises europeus (não sei se para algum país fora da Europa, e não quero estar a levantar falsos testemunhos) e depois vamos importar rolhas de cortiça para por nas garrafas! Com o desemprego que se apresenta não seria muitissimo mais lucrativo (em todos os niveis) e implementação de uma fábrica de cortiça em Portugal? Teriamos novos postos de trabalho, seria algo que aumentaria o PIB, seria menos dinheiro gasto nas exportações! Tenho dito!

“Se abandonar o país a meio de uma crise económica, financeira e social teve as suas desvantagens, o protagonismo e visibilidade Europeus a que foram submetidos Portugal não é claramente uma delas.”
Dizes que longe de ti concordar com esta situação…mas o país não terá ficado melhor sem ele cá? Não terá sido melhor ele sair da presidencia de Portugal? Lá fora está a trabalhar bem, e não terá sido preferivel termos sido abandonados para ficarmos melhor? (ok…opinião de quem não gosta de politica, mas fica aqui escrito para quem tenha esta opinião)

(Vou lêr tudo mais uma vez para ve se não me escapou nada! …)

Não tenho mais nada a acrescentar exepto uma coisa que não tem muito haver com isto… Por falar em referendo!
Acho muito bem que o governo daqui por nove anos volte a fazer o referendo do aborto! Não quero saber quem ganha ou deixa de ganhar, mas se ha nove anos ganhou o não mas como não era vinculativo voltou-se a fazer, daqui a nove anos que se volte a fazer, pois o sim ganhou, mas não era vinculativo! E digo já…acho muito mal estarem a equipar as clinicas e hóspitais…pois é uma prova de que daqui a nove anos o aborto não estará em referendo, o que é uma injustiça e é uma falta de cidadania e de civismo por parte do governo! Sim porque eu tenho a certeza que se o nao tivesse voltado a ganhar a data para o referendo ja estava marcada! Portugal às vezes não rulla mesmo nada! Estou indignada!

Bjokas Ribeiro!

Satine*

PS: Não revi nada, se alguma coisa não fizer sentido pergunta-me! :P :)

União Europeia? Tratados?
Esquece!
Andei tempo suficiente a ouvir falar disso para me ter fartado! (aulas de Geografia no seu melhor!)

Beijos e continua a fazer posts sobre temas actuais!

Tou cá desconfiado que desde que a ‘pasta’ veio cá para Portugal tudo vai piorar. Sempre ouvir dizer que quanto mais se mexe na porcaria, mais mal ela cheira.