Comentário a "Mais Segurança, Mais Liberdade!"

Posted by Filipe Ribeiro | | Posted on 18:03

Numa simples reflexão sobre o artigo escrito por Francisco Soromenho-Marques na última edição do semanário regional Margem Sul, gostaria de opinar sobre alguns pontos.


Em primeiro lugar, penso que não é com mais violência que se combate a violência. Há que responsabilizar quem? Quem não combate o problema a fundo. Em minha opinião o simples reforço do policiamento é, sem dúvida, um erro tácito. Não me parece que esteja nas mãos das autoridades policiais a extinção da violência nos bairros degradados. Esse é um problema que não se combate a curto ou médio prazo, mas sim a longo prazo.


Se há um ponto de concordância entre as duas opiniões é a urgência em actuar. Devemos dar voz a este problema mas, acima de tudo, devemos propor discutir e tentar encontrar as soluções. A maioria dos indivíduos que praticam este tipo de actos não são os culpados, mas sim as vítimas de um ciclo vicioso no qual estão integrados.


É evidente que o policiamento é deveras importante mas que medidas devem, na realidade, ser tomadas? Considero essencial colmatar as necessidades em termos familiares que os jovens residentes em bairros degradados possuem. Para estes casos é fundamental o acompanhamento dos jovens por parte de equipas especializadas que ocupem os seus tempos livres de uma forma lúdica, mas ao mesmo tempo pedagógica. Há que fomentar valores como a solidariedade, a tolerância e o civismo. Parece-me que, com este tipo de acompanhamento os jovens terão um suporte completamente diferente do que o meio circundante lhes proporciona. Há que atrair as crianças destes bairros para estas actividades, para que saiam deste tipo de meio, prossigam os estudos e consigam uma vida melhor, impedindo-os de entrarem no mundo do tráfico de droga, da prostituição, etc. A escola não pode ser o único suporte destas pessoas!


Só assim poderá ser possível resolver este tipo de problemas que, embora apenas tragam frutos a longo prazo, penso serem a melhor esperança para o desenvolvimento social deste tipo de bairros.


Para este tipo de funções são necessárias políticas sociais activas por parte das autarquias locais. A resolução dos problemas sociais devem ser a prioridade das autarquias cuja função máxima deve ser zelar pelos interesses dos seus cidadãos.


Filipe Ribeiro

Comments (9)

Eu vou dizer uma coisa que vai chocar muita gente, mas é a minha opinião e a minha teoria.

A melhor maneira de resolver estes problemas é não intervir. Simplesmente deixar que esta gente acabe por aniquilar uns aos outros. Isto é como a fome em África. A melhor maneira de ajudar é não ajudar. Se toda a gente pobre morrer, deixa de haver pobres. Se a gente não as ajudar, essas pessoas acabam por desaparecer do mapa. Alguém realmente acredita que alguma vez a miséria no mundo vai acabar? Isso para mim não passa de uma utopia. Eu não acredito, e por isso se a humanidade for tentando ajudar os miseráveis, apenas vai piorar a situação, porque eles vão continuar miseráveis. Se ninguém os ajudar, eles acabam por morrer todos. Estas minhas afirmações não são nada bonitas para crónica de jornal, nem são politicamente correctas, mas é verdade.

Temos pena.

Não concordo que seja a verdade, de todo! Acho que há esperança, com o empenho e vontade de todos é possível acabar com o problema. Mas é mesmo preciso empenho e vontade. Não podemos ficar conformados com este tipo de situações, não podemos deixar que a inércia se apodere de nós. Só se torna uma utopia aquilo que nós quisermos… e eu não quero! Há muita gente que não quer, é termos esperança num futuro melhor e denunciarmos estes casos.

Os moradores destes bairros não têm culpa das condições muitas vezes desumanas onde nascem. Por isso cabe-nos a nós, e aos demais cidadãos conscienciosos tomarmos atitudes!

Olá, tal como o Gonçalo eu vou dar a minha opinião e pode chocar um pouco algumas pessoas!

(não cheguei a ler o comentario dele até ao fim, apenas li esta frase)

Sobre estes casos eu concordo que não é com violencia que se combate a violencia, mas é com sustos!
Passo a explicar. Nos bairros problemáticos muitas vezes a policia tem medo de intrevir pois ja sabe que a tarefa nao vai ser nada facil e por vezes nao se sente apoiada! Inclusivamente, um familiar meu que trabalha na policia ja me avisou…”se estiveres envolvida num problema com ciganos, ao telefonares para a policia nunca digas que sao ciganos…se nao aparecem 30 a 40 minutos dpois da chamada”!
Portanto acho que devemos começar por dar mais força à policia e evitar as burocracias, pois os policias prendem uma pessoa e têm de preencher dezenas de papeis, e os presos saem muitas vezes em liberdade…e os policias ainda estao a preencher papeis!

Mas o susto de que falo é o seguinte:
Ha uma desosdem…ha a intervenção da policia…seja qual for o disturbio esquadra com eles, e lá se resolve as coisas! Se for necessario passaram a noite na prisao, para pensarem um bocadinho no que fizeram, poderá nao ser muito efeciente, mas estes sustos que apanham, com um aumento da autostima da policia e quem sabe um aumento (quantitativo) de policiamento!

OK…fico por aqui!

Bjs grandes da tua Satine*

(ainda n percebi porque é que assino como “Satine esterisco” loooool )

Bem sobre este tema não há muito para falar, pois não é assim tão simples combater um bairro que tenha má fama, devido a tráfico de drogas, roubos e tiroteios. Qual seria o grupo de policias que iria aceitar ir para esse bairro por uns trocos???, nem por 1 milhão eles iriam.
Supondo que acabariam mesmo por ir…, será que teriam a coragem necessária para, pelo menos sair á rua ?? Pois o mais certo era ficarem escondidos em suas casas, quanto mais pedir a esses homens para ir proteger e meter ordem nesse bairro que os continha como prisioneiros, onde não podem sair á rua, caso saião, o mais certo é já não voltarem.
A meu ver, a melhor maneira de resolver casos destes seria em enviar para lá uma parte do nosso exercito lo0ol, que andam sem fazer nenhum de momento, estamos em paz!
Tendo ordem para disparar e ate mesmo matar em ultimo caso, esses bairros iriam entrar num bom caminho, claro nos primeiros dias iria haver muitos tiroteios, pois esse género de pessoas não estão habituados a (comportarem-se), mas com muita insistência acabaria por acalmar, nem que se tivessem de exterminar o bairro todo.

Infelizmente nestes bairros tem que ser assim, pois de outra forma não resultaria… não iríamos prender o bairro todo pois isso era impossível, onde por tanta pessoa?? Há que tentar a bem, não querem, então vai a mal!

olha nem sei que dizer..concordo com o facto de a escola nao ser o unico suporte para os jovens que vivem em bairros problematicos.Estes jovens merecem outro tipo de educacao. Deviam existir instituicoes que os ajudassem a ter uma vida melhor porque poderiao estudar e ter outras actividades conseguindo nao invergar pelo mundo da criminalidade.Teriam assim a garantia de um futuro melhor.
acho que nao e com violenvia que se vai la mas tambem e verdade que morre muita gente inocente nestes bairros!quanto a este caso nao sei que dizer, nao sei que medidas se devem tomar. Apenas digo que as penas para estes criminosos deviam ser mais pesadas.

Bjos meu ganda malucO!! *************************************** bY: a tua pêgaria..=)

Eu vou dizer uma coisa que vai chocar muita gente, mas é a minha opinião e a minha teoria.

A melhor maneira de resolver estes problemas é não intervir. Simplesmente deixar que esta gente acabe por aniquilar uns aos outros. Isto é como a fome em África. A melhor maneira de ajudar é não ajudar. Se toda a gente pobre morrer, deixa de haver pobres. Se a gente não as ajudar, essas pessoas acabam por desaparecer do mapa. Alguém realmente acredita que alguma vez a miséria no mundo vai acabar? Isso para mim não passa de uma utopia. Eu não acredito, e por isso se a humanidade for tentando ajudar os miseráveis, apenas vai piorar a situação, porque eles vão continuar miseráveis. Se ninguém os ajudar, eles acabam por morrer todos. Estas minhas afirmações não são nada bonitas para crónica de jornal, nem são politicamente correctas, mas é verdade.

Temos pena.

-> HÃ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!??????????????? Para além das contradições evidentes, esta teoria é ainda mais utópica do que a possibilidade de acabarmos com a miséria!

Gonçalo, essa do temos pena invalidou a tua opinião para mim.

Porque não propor as tuas opiniões por escrito a uma entidade? Não posso referir qual ao certo pois não entendo muito acerca disso, mas é claro que me refiro a uma de carácter político.
Tens boas ideias e penso que não custará nada serem ouvidas ou lidas.

Fica bem

Sim, provavelmente por isso e